domingo, 13 de março de 2011

COMO É BOM LER!

(*) Luiza Pereira, 8 anos, estudante do 4º ano do Colégio Pentágono (Unidade Caiubi) e filha do Chico Bicudo


Em pleno domingo de carnaval, o jornal "O Estado de São Paulo" divulgou que os estudantes brasileiros são os que têm menos livros em casa. Não apenas porque os pais não compram, mas sim porque eles também não gostam e não querem ler.

Mas eu pergunto, caro leitor: por quê?

Ler é uma delícia e ajuda a conhecer palavras novas e a fazer raciocínios, enfim.

Aqui vai outra pergunta: ler pouco? Por quê? Se gosta de livros de ação, leia; se gosta de livros de romance, leia; se gosta de comédias, leia.

Não importa qual a história. O importante é ler.

12 comentários:

  1. Só não falaram do preço dos livros.Infantis então são uma fortuna.

    ResponderExcluir
  2. Os bons livros infantis tem um cuidado muito grande, com a ilustração , o papel , a impressão e portanto tornam-se caros, concordo , mas não é impecilho. Vejo muitos pais fazendo crediários para video games e não os vejo fazendo crediários em livrarias. Aqui em casa sempre tive uma conduta,quando visitamos o shopping, não para livros, só acontece, se realmente não der para apertar em algum lugar do orçamento.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, Lulu! Você pode fazer uma campanha em favor da leitura, começando por dizer a seus colegas do Pentágono tudo que está em seu post. E além de ler nos livros, logo eles poderão ler também nos i-Pads e outros tablets. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Lui, muito legal tua declaração de amor aos livros e ao ler. É bem verdade o que falas das delícias do ler. Apenas senti falta dos elogios às delícias criadas a partir de ler os bons livros de receitas de comidas e sobremesas, como sabes fazer bem bem.
    Vovô Rino

    ResponderExcluir
  5. Grande Luiza! Concordo com vc plenamente. Aqui em casa, o João tem muitos livros, e a gente sempre lê com ele.
    Parabéns, bela menina!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Aos 8 anos discuti com minha mãe porque eu afirmava peremptoriamente que não gostava de ler. Tinha preguiça. Com argumentos bem apropriados, ela tentava me mostrar que ninguém podia (ainda mais aos 8 anos) acreditar num absurdo desse; que procurasse outros livros; que encontrasse prazer na leitura e que, por favor, parasse de repetir essa história antes que eu mesma começasse a acreditar nela. Pois bem, tratava-se de pura rebeldia infantil. Não era verdade naquele tempo e nunca o foi. Ainda bem que fui alertada logo cedo a não levar minha birra a sério. Acho que se tivesse seguido adiante com a teimosia, teria perdido grandes companheiros de aventura. Os livros andam comigo por São Paulo. Estudo e leio ficção no ônibus e no metrô, as obras viram, portanto, escudo, espada, capa protetora, lanterna, casaco, guardachuva e qualquer outro apetrcho que eu necessite para enfrentar a metrópole. Não é raro me ver gargalhando (ou com o maxilar tenso, ou o coração apertado) no ônibus enquanto passeio com Saramago, Isabel Allende, Philippe Roth, Bernardo Carvalho, entre outros contemporâneos que tenho lido. Por fim, ver minha filha levantando a bandeira contrária àquela com a qual arrisquei flertar em idos de 1980s, me deixa muito satisfeita. Primeiro porque observo que não são só palavras, ela lê mesmo. Muito. Segundo porque notou, sozinha, que vale a pena levantar a voz em defesa de um portal tão acessível quanto mágico que é a leitura! Aos livros, minha gente, como sugere a leitora-mirim!

    ResponderExcluir
  7. É isso mesmo, Lu, ler é bom demais.
    Fico muito feliz quando encontro crianças que são apaixonadas por livros, assim como eu, e que percebem que os livros são companheiros para toda a vida.
    Durante este ano, vamos ler muitas coisas interessantes na escola: livros, revistas, jornais... Tenho certeza que você poderá ampliar esse seu gosto e partilhar as descobertas de bons textos com seus amigos e comigo.
    Continue se encantando com as leituras.
    Beijinhos!!
    Professora Vivian

    ResponderExcluir
  8. Lui. Eu também adoro ler. E, o brasileiro não deveria ter desculpas. Tem livros para todos os gostos e bolsos, tem biblioteca até no metrô. Eu sou tradicionalista. Nada de livros virtuais. Gosto de pegar o livro, de virar e marcar as páginas. Estamos passando para o Leleco o gosto pela leitura. E, ele adora!!!

    ResponderExcluir
  9. luiza, também acho.
    teve uma época da minha vida que eu lia tudo o que encontrava, depois devorei todo o monteiro lobato, depois só queria saber de quadrinhos, depois só de policiais. entre uma e outra dessas fases, lia coisas variadas. ninguém nunca me disse que uma modalidade de leitura era pior do que a outra. ainda bem que minha mãe também concordava com você! o fato é que nunca parei. e hoje gosto de tudo.

    ResponderExcluir
  10. Luiza-quando lemos entramos em um novo mundo ,principalmente quando somos crianças quantas descobertas fazemos.No dia de hoje há muitos anos atrás,eu fui o orador defronte do túmulo de Monteiro Lobato, no cemitério da Consolação:quanta saudade da Emilia, a boneca de pano:da Narizinho e suas reinações;do Pedrinho:do Visconde;da Vovó Benta e da querida tia Anastácia.O que mais gostei foi Viagem ao céu.Continue lendo.
    beijos,
    vovô Chico.

    ResponderExcluir
  11. Professor, sua filha arrasou nessa declaração apaixonada de amor aos livros e a leitura. Minha pequena "Julia" está com 5 aninhos agora, já sabe escrever seu nome, o alfabeto, mais ainda não sabe ler. De qualquer forma, como os livros realmente são caros, me propus a comprar um por mês e todas as noites lemos juntas. Resultado, ela já tem uma boa coleção e adora livros, histórias... Espero que esteja contribuindo de alguma forma, para que ela preserve esse hábito tão precioso e fascinante que é a leitura.Ah, fica a dica, poderia fazer um post dedicado as autores e títulos infantis. O que acha?
    Bjo, Andreza

    ResponderExcluir